APP Sindicato

Publicado em 15 de outubro de 2017.

A APP Sindicato homenageia todos os professores e professoras, neste 15 de outubro. Mesmo com o histórico retrocesso que vive a educação pública do Paraná, continuamos elevando e afirmando a importância social do professor.

____________________________________________________________________________________________

No aniversário da SEED, a APP denuncia a cumplicidade da Secretaria no desmonte da educação pública do Paraná

Publicado em 09/10/2017

A SEED (Secretaria Estadual de Educação) está completando 70 anos e tem realizado reuniões de comemoração do seu aniversário em todos os núcleos regionais de educação, porém, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Paraná, APP Sindicato, alerta à categoria e à população que não há nenhum motivo para comemoração.

A direção do Núcleo Sindical de União da Vitória imprimiu um material denunciando a cumplicidade da SEED com o desmonte da educação pública do Paraná, realizado pelo governador Carlos Alberto Richa e seus deputados aliados. No material, o sindicato procurou lembrar algumas das atrocidades cometidas pelo governo contra a educação, com o apoio da SEED, como o massacre do dia 29 de abril de 2015, o calote no reajuste (não cumprimento da lei da data base), diminuição da Hora-atividade, destruição da previdência pública dos servidores, punição para quem fica doente (Resolução nº 113/2017, chamada de Resolução da Maldade), Operação Quadro Negro (onde há acusações de desvio de recursos da educação para serem usados na campanha à reeleição do governador), desmonte da educação de jovens e adultos (EJA), problemas em itens do concurso de remoção, pagamento em atraso de progressões e promoções de aposentados (Paraná Previdência), não aceitação da reposição do dia 30 de agosto (data histórica, onde a educação para em protesto contra o massacre comandado pelo então governador Alvaro Dias, no ano de 1988) e, finalmente, a PL 556/2017, em tramitação, que promete limitar os gastos do governo do Estado com os servidores públicos.

_______________________________________________

APP Sindicato divulga os locais de votação para a eleição do dia 19 de setembro

Publicado em 13 de setembro de 2017.

APP-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ
Comissão Eleitoral Estadual 2017
NÚCLEO SINDICAL DE UNIÃO DA VITÓRIA
Fixas – das 9h às 20h:
CE São Cristóvão – União da Vitória
CE José De Anchieta – União da Vitória
CE Astolpho Macedo – União da Vitória
CE Adiles Bordin – União da Vitória
CE Santa Bárbara – Bituruna
CE Barão do Cerro Azul – Cruz Machado
CE Pedro Araújo Neto – General Carneiro
CE Dário Veloso – Mallet
CE Casimiro de Abreu – Porto Vitória
CE Duque de Caxias – São Mateus do Sul
CE Eugenio de Almeida – Fluviopolis/São Mateus do Sul
CE São Mateus – São Mateus do Sul

Itinerantes
Antonio Olinto
CE Duque de Caxias – 9h às 10h; 15h30 às 20h
CE Cecílçia Meirelles – 11h às 12h
CE Profª Ernestina W. da Silveira- 13h30 às 14h30
Bituruna
CE Santa Izabel – 9h às 10h
CE Novo Milênio – 11h às 12h
APAE – 13h às 14h
CE Irmã Clara – 15h às 17h
CEEBJA – 18h às 20h
General Carneiro
CE São Francisco – 9h às 10h
CE Ana Boico Olinquevicz – 11h às 12h
CE Iizelina Daldin Gaiovicz – 13h30 às 17h
Cruz Machado
CE Helena Kolody – 9h às 10h
APAE – 11h às 12h
CE Estanislau Wrublewski – 13h às 17h
São Mateus do Sul
CE Zuleide S. Portes – 9h às 10h
CE Paulo Stencel – 10h15 às 11h15
APAE – 12h30 às 14h15
CE do Lajeado – 14h às 15h
CE Profª Orlanda Distéfani – 15h30 às 20h
Mallet
CE Fernando Moreira – 9h às 10h
EM Orlando de Carvalho – 10h30 às 11h30
CE Nicolau Copérnico – 12h45 às 13h45
EM Onézimo Juraszek- 14h às 15h
CEMEI Anjo da Guarda- 15h15 às 16h15
EM Romão Paul – 16h30 às 17h30
CE Adão Sobocinski – 18h45 às 20h
Paula Freitas
CE Marina Marés de Souza – 9h às 12h; 18h às 20h
CE João de Lara – 13h30 às 17h
Paulo Frontin
CE Monsenhor Pedro Busko – 9h às 10h; 13h às 20h
CE Francisco Gawlouki – 11h às 12h

Saiba Como Votar

_____________________________________________________________________________

 

Mobilização no dia 30 de agosto pelo fim da violência contra a categoria

Publicado em 28/08/2017

Chegou a hora de ir para as ruas contra as atuais violências dos governos Federal e Estadual. Na próxima quarta-feira (30), em Curitiba (PR), a concentração está marcada para 9 horas, na Praça Santos Andrade, palco central da democracia da capital paranaense. A caminhada segue até o Centro Cívico, local estratégico que comporta os prédios dos poderes executivo, judiciário e legislativo. É a paralisação histórica da educação do Paraná.

A realidade vivida e sentida na pele por educadores(as), no dia 30 de Agosto de 1988, ecoa até hoje com o grito “abaixo a repressão”.  Assim como o Massacre de 29 de Abril de 2015, que deixou muitos(as) trabalhadores(as) feridos(as) fisicamente e emocionalmente. Datas marcadas por recepções truculentas e raivosas nas gestões dos governantes Álvaro Dias (PSDB) e o Beto Richa (PSDB).

Quando não existe diálogo e nem negociação, o ataque brutal predomina na administração pública do Paraná. Neste ano, a realidade de ataques sobressai no atual governo Richa. A pauta estadual da educação é extensa e uma árdua luta travada contra a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as).

O estatuto da APP prevê dia de luto e luta. O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, convoca a categoria para a mobilização em busca da educação de qualidade e humana.  “Nós viemos de violência em violência ao longo do tempo. Dia 30 mostrará mais uma vez a luta do Sindicato para fazer com que o Estado valorize a educação e o serviço público”.

Todos(as) juntos(as) pela revogação da Resolução 113/357 (Resolução da Maldade) e imediata redistribuição de aulas; retirada das faltas ilegais das mobilizações; cumprimento da Lei do Piso Nacional; recomposição salarial da data-base; garantia e ampliação das vagas para licenças; abertura de turma para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE); contratos PSS; concursos públicos; promoções e progressões de aposentados(as); hora-atividade; contra a militarização e terceirização escolar.

Projetos de Lei (PLs) – A APP está propondo dois Projetos de Lei de iniciativa popular para a anistia das faltas lançadas injustamente e para regulamentar a distribuição de aulas conforme a lei. Os projetos precisam de 79 mil assinaturas e a intenção é protocolar no dia 30 de Agosto, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Professora de União da Vitória recebe mais importante prêmio da educação básica

Publicado em 22/08/2017

A professora Gislaine, de União da Vitória, foi uma das ganhadoras do mais importante prêmio da educação básica do Brasil, o Educador Nota Dez, que reconhece educadores da educação infantil ao ensino médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas de todo Brasil.

O Tema do trabalho foi a presença da sexualidade no espaço geográfico. Professora de geografia, Gislaine trabalhou a cartografia, mapeando os espaços do colégio e pedindo aos alunos que mostrassem quais as ideias de sexualidade que eles percebiam alí, para que depois pudessem problematizar as questões de gênero e de sexualidade. Foi um dos dez entre cinco mil projetos apresentados.

Em entrevista à TV Mill, ela disse que considera o tema um desafio educacional contemporâneo, que deve ser discutido, inclusive com o envolvimento das famílias.

Encerramento do Curso de Formação APP 2017

Publicado em 09/08/2017

Encerramos turma de formação da APP 2017 com muita alegria, firmes na luta! Gratidão à todos(as) que participaram, em especial aos(as) palestrantes que aprofundaram nossos conhecimentos e problematizaram maravilhosamente bem as temáticas. Ainda aos que colaboraram, seja cedendo espaço físico (Direção do C. E. Túlio de França), seja buscando ou levando palestrantes, recepcionando inscrições, fazendo e organizando nossos lanches, apresentando arte, enfim, gratidão a todos e todas.

_______________________________________________

A APP Sindicato no GdN

A APP Sindicato é o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Estado do Paraná, e esta coluna é destinada à toda categoria e também à sociedade como um todo. Nela serão publicadas as atividades realizadas pelo sindicato, avisos, convites e tudo o que for relacionado à educação pública do Estado, tanto no âmbito do Núcleo Sindical de União da Vitória e região, como também a nível estadual.   

As últimas 30 Notícias

Categorias

Arquivos Mensais